Institucional

O Sindicato nasceu originalmente da Associação Profissional do Comércio Varejista no Estado do Amazonas, essa organização associativa em 19 (dezenove) de dezembro de 1952, convocou uma Assembléia Geral Extraordinária para 08 de janeiro de 1953, para aprovação do “Estatuto” e pedido de “Investidura” do Sindicato do Comércio Varejista no Estado do Amazonas, tendo como sede provisória o endereço da Associação Comercial do Amazonas – ACA. Desaparecendo, portanto, a Associação Profissional do Comércio Varejista no Estado do Amazonas.

O Sindicato do Comércio Varejista no Estado do Amazonas – SINCOVAM, fundado em 08 de janeiro de 1953 e reconhecido pela “Carta Sindical” expedida em 18 (dezoito) de outubro de 1953, tendo seus atos constitutivos registrados no livro 22 (vinte e dois), folha 10 do Departamento Nacional do Trabalho. Com sede e foro na cidade de Manaus à rua 24 de Maio, 324 – Centro. Como Representante da Categoria Econômica do Comércio Varejista com base no território do Estado do Amazonas. E integrante do 2° grupo da Confederação Nacional do Comércio – CNC, estando enquadrado no sistema Confederativo da Representação Sindical do Comércio – Sicomércio, conforme inscrição 01.025.0318-2.Am-0. É filiado a Federação do Comércio de Bens, Servis;os e Turismo do Estado do Amazonas. Obedece as diretrizes emanadas do Art. 8°- e seus incisos da Constituição Federal de 1988, e constituído para fins de estudo, coordenação, proteção e representação legal do Comércio varejista, objetivando a colaboração com os Poderes Públicos, autoridades Legislativas, Executivas e Judiciárias e demais Entidades Privadas, obedecendo principio da liberdade e autonomia sindical Preservando a unidade sindical e a solidariedade profissional.

Os Estados modernos não permanecem alheios aos fatos. Logo 0 direito brasileiro procurou na constituição de 1988 adaptar as organizas;5es profissionais de empregados e empregadores o caráter de ampla liberdade organizacional aos Sindicatos, permitindo que dirigissem todas as atividades na mais completa liberdade, sem interferência do poder publico. Assim as soluções dos conflitos entre as classes passaram a ter solução entre seus Sindicatos representativos. Bem como os assuntos junto aos governos passaram a ter solução a nível sindical por meio das Federações.

A atual Diretoria Executiva do Sindicato eleita em março de 2006 e com mandato até março de 2010 e presidida pelo empresário José dos Santos da Silva Azevedo que também foi reconduzido à presidência da Associação Comercial do Amazonas – ACA.

O Sindicato do Comércio Varejista no Estado do Amazonas como um Sindicato moderno desenvolve intenso trabalho junto a Federação do Comércio, ao Sindicato dos Empregado Comércio de Manaus, ao Sindicargas, a outros Sindicatos Patronais e laborais e da Comissão Intersindical de Conciliação Prévia no Comércio de Manaus, visando estar sempre alerta aos interesses da categoria do comércio varejista, desenvolve as convenções coletivas de trabalho, os acordos coletivos, os calendários de trabalho do comércio por eventos e festejos, como dia das mães, pais, natal, crianças e outros eventos, vive em constante vigilância a respeito da manutenção da Zona Franca de Manaus, mantendo-se atento também aos assuntos de interesses econômicos tributários e trabalhistas e de qualquer outro assunto de interesse da esfera estadual ou municipal que surjam ou afetem a classe do comércio varejista no Estado do Amazonas.

Com uma política amistosa que mantém com os sindicatos laborais de várias categorias no Estado do Amazonas credenciam o nosso Sindicato como autêntico, moderno e sempre aberto a qualquer dialogo.

Este e o perfil do SINDICATO DO COMÉRCIO VAREJISTA NO ESTADO DO AMAZONAS – SINCOVAM.