Gilmar Pereira da Silva

Sou maranhense com 53 anos de vida. Destes, 36 vivendo no Estado do Pará. Sou casado também com uma maranhense, a Professora Reginalva Lopes de Sousa. Tivemos um casal de filhos: o Paulo Mauricio e a Ana Beatriz; o primeiro nos deixou em acidente trágico há dois anos e meio, ficando-nos um vazio que não se preenche nunca. Mas, ao mesmo tempo, fez-nos continuar mobilizados e lutando por um mundo melhor.

Sou Pedagogo de formação, com especialização em História da Amazônia, Mestrado e Doutorado em Educação. Tenho dedicado boa parte de minha vida ao processo de educação na Universidade Federal do Pará. Como professor lotado no Campus do Tocantins/Cametá desde o início da década de 1990, tive a oportunidade de atuar em todos os Campi da UFPA, com exceção dos três mais novos (Capanema, Salinas e Ananindeua); vivi intensamente as dificuldades que a UFPA passou na implantação desse extraordinário projeto de Universidade no interior do Estado do Pará.

Em 2005, quando voltei do Doutorado, impus-me o compromisso de atuar não só na graduação, mas também na Pós-Graduação, credenciando-me no Programa de Pós-graduação em Educação-PPEGED/ICED/UFPA, o que me permitiu ajudar na formação de um conjunto de colegas (docentes e técnicos) para atuar nas universidades Brasileiras, principalmente nos Estados da Amazônia Brasileira.

Porém, foi a partir de 2006, quando assumi a coordenação do Campus Universitário do Tocantins-Cametá, à época com dois cursos, que me dei conta do que se pode fazer quando se assume um processo de gestão, colocando nele, além dos seus conhecimentos, seus sonhos e desejos de transformação. Foi assim que eu e o Professor Doriedson Rodrigues assumimos um Campus com cem alunos, oito professores, três técnico-administrativos, deixando-o hoje com 3400 alunos, 85 Professores, 22 técnicos, dez cursos de graduação e um Programa de Pós-Graduação (Mestrado em Educação e Cultura). Mais importante do que esse extraordinário crescimento foi verificar o quanto a identidade dos sujeitos da comunidade se consolida a partir da existência e afirmação da Universidade.

Link para o Currículo Lattes:

http://migre.me/tiDO2