Emmanuel Zagury Tourinho

Nasci em Belém do Pará em 06 de agosto de 1962, filho dos servidores públicos Miryam e Nazareno. Sou casado com a psicóloga e servidora da UFPA Simone Neno. Tenho uma filha, Marina, e dois enteados, Caio e Breno, que estudam ou estudaram na UFPA.

Com quinze anos de idade, iniciei a carreira de professor, primeiro de inglês e, após concluir a graduação na UFPA, de Psicologia. Ingressei na UFPA como docente, por concurso público, em 1985, logo após a graduação. Cursei Mestrado em Psicologia Social na PUC-SP e doutorado em Psicologia Experimental na USP. Ao retornar da pós-graduação, passei a desenvolver atividades de ensino e pesquisa no curso de Graduação em Psicologia e no Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento, do qual fui coordenador. Ao longo de trinta anos como docente da UFPA, além das atribuições regulares, participei ativamente da vida administrativa e política da instituição em diferentes ambientes (movimento docente, conselhos superiores, colegiados e Administração Superior da UFPA) e da gestão nacional da pesquisa e pós-graduação na área de Psicologia (na CAPES e no CNPq).

Meu vínculo com a UFPA sempre foi em regime de dedicação exclusiva, acompanhando a minha vocação para a carreira acadêmica e o meu interesse em contribuir para a transformação da sociedade por meio da educação. Exerci, de julho de 2009 até 02 de março de 2016, a função de Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPA, período em que a instituição alcançou resultados muito significativos e grande visibilidade nacional e internacional. Fui coordenador da área de Psicologia na CAPES e atualmente sou membro e coordenador do Comitê Assessor da Área de Psicologia do CNPq. Presidi o Colégio de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação das Universidades Federais (COPROPI), em 2013.

Minha atividade de pesquisa tem focalizado o comportamento humano e processos comportamentais culturais, assuntos nos quais tenho orientado alunos de graduação e de pós-graduação.

Link para o Currículo Lattes:

http://migre.me/tiDHp